DICAS PARA ESTUDAR PARA OS EXAMES

12 de janeiro de 2017

Olá meninas! A época de exames é sem dúvida a época mais stressante e ocupada para qualquer aluno e muitas vezes não sabemos organizar o nosso tempo de maneira a termos bons resultados nos exames. Como para muitos, os exames estão aí à porta, decidi trazer-vos um post com as dicas que utilizo para estudar e que se adequam mais a mim.


Antes de começarmos a estudar para os exames, precisamos de saber que exames vamos ter, quando e a que horas, como tal, eu imprimo uma agenda do mês/meses em que tenho exames e aponto já todos os exames e a que horas são afixando-a na parede mesmo em frente à secretária. Desta maneira consigo organizar muito melhor o meu estudo estudando primeiro para as disciplinas que são mais cedo ou as mais difíceis.



Esta dica para mim é muito importante porque se não estiver confortável não me consigo concentrar. O que eu faço é vestir o meu pijama, amarro o cabelo e vou para a secretária com a minha manta ou então simplesmente estudo na cama. Sei que para muita gente, demasiado conforto possa ser sinónimo de sono, mas para mim é quando me sinto mais produtiva!



Muitas vezes quando estou a estudar mas não tenho vontade nenhuma, ou quando já estou a estudar a algum tempo e não me sinto produtiva, o que faço é ouvir música. Quando meto música parece que "acordo" e dá-me logo outra energia para estudar ficando assim mais concentrada.



Não é nada aconselhável estudar horas e horas seguidas pois cansas imenso o teu cérebro e não és nada produtiva, como tal a solução é estudarmos cerca de 30-45min e fazermos uma pausa de 5-10min para descansarmos, irmos às redes sociais ou até comer e voltarmos outra vez a estudar.



Esta já é muito antiga e toda a gente sabe mas não custa relembrar! A cafeína mantém-nos mais acordados e com mais energia. Normalmente só tomo uma caneca de café por dia (quando estudo) porque a cafeína em excesso causa insónias, dores de cabeça e ansiedade... coisas que não necessitamos na época de exames!



O método de estudo que resulta melhor comigo é sem dúvida escrever! O que faço é escrever resumos de toda a matéria que dei (antecipadamente porque se deixo tudo para a época de exames estou lixada!) e vou lendo até decorar tudo (ou até chegar ao teste!). Também uso sublinhadores para destacar as palavras-chave do meu resumo porque ajuda imenso na "memória fotográfica".



Outra dica que também ajuda bastante para quem se distrai demasiado com as redes socias é bloquearem o acesso a essas mesmas. Uma das maneiras para o conseguirem é fazerem o download da aplicação Self Control que nos permite bloquear os sites que quisermos durante o tempo que quisermos. Podem fazer o download para o windows aqui e para o mac aqui.



Espero vos ter ajudado e boa sorte para os vossos exames. Beijinhos!



32 comentários

  1. Deu muito jeito!! Obrigada, gostei do post :)

    http://racinggirl-inthefashionworld.blogspot.com/
    Beijinhos,
    Kika Martins*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem querida e boa sorte para os exames :D
      Beijinhos <3

      Eliminar
  2. Boas dicas! Quando andava a estudar usava algumas delas... A última eu desconhecia totalmente! :)

    Beijinhos | http://anetadaluisa.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  3. Eu já acabei o 12º ano, mas enquanto fiz o meu curso, eram todas essas dicas que eu utilizava para conseguir-me organizar nos estudos e conseguir melhores notas, e olha que resultava!
    Adorei o post mais uma vez.
    Beijinhos <3
    https://ablondiehere.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Excelentes dicas!!

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adorei estas dicas, eu já não estudo mas são dicas que usavam!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  6. Já não estudo mas adorei as tuas dicas.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Adoro as dicas e vou usar, principalmente a tal aplicação que consegue bloquear outras aplicações, acho que vai salvar-me a vida! Quando tento estudar estou sempre a me distrair com tudo e nada, é incrível. Acabo por não estudar e perder tempo... mas vou implementar estes teus conselhos na minha rotina de estudo a ver se me ajuda!

    Beijinhos <3

    http://un-faux-pas.com

    ResponderEliminar
  8. Para mim, ter um horário é mesmo essencial, assim como escrever a cores. Sou uma pessoa de "memória gráfica", pelo que as cores resultam super bem.
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também fazia isso! Agora como estudo pelo pc, já não dá :D
      Beijinhos <3

      Eliminar
  9. Eu conhecia a aplicação, mas devo confessar que não a uso, visto que troquei recentemente de telemóvel e ainda não a instalei...
    Quanto aos horários, essa é a única coisa que posso dizer que nunca fiz e mesmo que fizesse não sei se conseguia cumprir.

    www.princesadescalca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Já lá vai alguns anos que terminei os meus estudos de faculdade, mas seguir um sistema muito parecido com este...ahh que saudades ;)

    Beijinhos!
    Stephanie's Daily Beauty

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que um dia também vai ser assim comigo, por isso muitas vezes nem me queixo de estudar :D
      Beijinhos <3

      www.losingmamind.blogspot.pt

      Eliminar
  11. Nesta altura do ano, este post é super super super útil
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  12. Ótimas dicas! Eu prefiro ir estudar para sítios sossegados com os meus amigos e prefiro estudar à noite :)

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não, distrio-me muito! Só mesmo no meu cantinho sozinha a ouvir música :D
      Beijinhos <3

      Eliminar
  13. Adorei as dicas! E o legal é que não serve só para exames!
    http://dicasdaadna.blogspot.com.br/
    Adorei o blog, estou seguindo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato :D Obrigada querida, sê bem-vinda ao blog :)
      Beijinhos <3

      Eliminar
  14. Estes posts são sempre úteis, partilhar o que resulta connosco e que pode ajudar os outros :)

    Blog The Glitter Door

    ResponderEliminar
  15. Que app brutal! Sem dúvida útil, a distracção é sempre o pior inimigo haha.
    Beijinhos, The Fancy Cats | KAWAII BOX Giveaway

    ResponderEliminar
  16. Ótimas dicas ;)

    http://ondeeufor.blogspot.com.br/
    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar


© LOSING MA MIND. Design by FCD.