Joker (2019) | Review #Oscars2020

7 de outubro de 2019


Um dos filmes mais esperados deste ano estreou no passado dia 3 de outubro e já anda a bater recordes nas bilheterias! Joker é um filme de drama e suspense e conta a história de como o maior vilão da DC "nasceu". Dirigido por Todd Phillips e com a incrível interpretação de Joaquin Phoenix como Arthur Fleck, já conquistou um Leão de Ouro em Veneza e a indicação aos Óscares 2020 já é quase garantida.

A longa passa-se no ano de 1981 e segue Arthur Fleck, um homem que sofre de um problema mental e que devido aos acontecimentos trágicos do seu passado e a sua revolta pela sociedade, acaba por ingressar numa vida de crimes e sangue.

Muitas polémicas têm surgido em torno deste filme uma vez que, supostamente, leva as pessoas a ficarem do lado de Joker e possivelmente, seguirem o mesmo caminho deste. Eu não concordo totalmente com o que se tem dito. É verdade que até certa parte do filme entendemos o porquê do Joker ser assim e chegamos até a ter pena dele, mas a partir do momento em que ele se sente "bem" a matar as pessoas de forma tão fria, percebemos logo que o que ele passou não é justificável para tal. Ou pelo menos deveríamos perceber. Este filme é sim perigoso para pessoas com doenças/distúrbios mentais que já tenham pensamentos do género e que estejam revoltados com o sistema em que vivemos.

A mensagem deste filme passa muito pela influência das doenças mentais nas pessoas e em como essas pessoas são vistas pelas sociedade. Para além disso, faz ainda algumas críticas ao sistema em que nos encontramos e fala ainda da importância da família e do ambiente em que crescemos. É um filme com várias camadas e que nos deixa numa mistura de sentimentos e que sem dúvida vou querer assistir novamente.

Na minha opinião, este é um daqueles filmes que nos deixa desconfortáveis, principalmente com o riso de Arthur, que muitas das vezes mais parece uma mistura de choro com riso e quando o vemos a entalar-se com o próprio riso, ficamos até aflitos com a personagem. Apesar disso, é um filme interessante e que nos deixa a pensar quando saímos do cinema. Claro que, não deixa de ser uma personagem das comics da DC e todo o enredo com o Batman foi muito bem pensado e estou bastante curiosa para os próximos filmes.

Pontuação: 9,5





Enviar um comentário


© LOSING MA MIND. Design by FCD.