10 Dicas e Truques para Cabelos Encaracolados/Ondulados

10 de setembro de 2018


Juntamente com o creme de pentear Novex Levinho e Gostoso (post aqui), a Embelleze forneceu também um conjunto de 10 dicas e truques para cabelos ondulados e encaracolados, uma vez que requerem cuidados maiores, e eu decidi partilhar com vocês! Qual destes cuidados vocês já têm com o vosso cabelo? 

 Lavar com cuidado
Como são tipos de cabelo mais seco e sensível, é recomendado esfregar suavemente o couro cabeludo e deixar que a espuma do champô escorra pelo comprimento dos fios e carregue as impurezas sem agressão. Esta dica era perfeita para a minha mãe quando ainda era criança e era ela a lavar-me os cabelos, já que parecia mais que ela estava a limar as unhas do que propriamente lavá-lo... Obrigada mãe!
 Truque:  Tenta optar sempre por água morna, já que a água quente danifica e resseca os fios. E para maior brilho, o ideal é água fria.

Hidratar Frequentemente
O cabelo com caracóis tem dificuldade em distribuir a oleosidade natural pelo comprimento do fio. Hidratar os fios regularmente é essencial para que o teu cabelo se mantenha bonito, saudável e desembaraçado. Eu tento fazer sempre uma máscara, no mínimo, uma vez por semana.
 Truque:  Aproveita o período da noite para humedecer e hidratar o cabelo através do Ritual de Humectação. Antes de dormir, com os fios secos, aplica o teu óleo preferido, enluva as mechas e usa uma touca para dormir. Na manhã seguinte lava o cabelo e finaliza como preferires.


 Utilizar a escova ou pente certos
 Há quem utilize escova de cerdas, pentes com dentes largos ou outras escovas específicas para ondas e caracóis, no entanto, a maioria das mulheres utiliza os próprios dedos (sou suspeita...). Penteia sempre os fios de baixo para cima - assim é mais fácil retirares os nós sem estragares os fios!
 Truque:  Opta pelos pentes ou escovas feitos de madeira, já que ajudam a evitar o frizz e o volume em excesso por não possuírem eletricidade estática.



Secar com cuidado
Sempre que possível, deves deixar o cabelo secar ao natural para evitares o excesso de frizz e as pontas secas e estragadas. Optando pelo secador, o mais recomendado é o uso de difusor em temperatura amena, de forma a secares os fios e controlares o volume na medida certa. Nesta estou safa! Muito raramente utilizo secador, só mesmo em casos extremos como por exemplo se eu tiver de sair e estar constipada ou a chover lá fora. Muito sinceramente, não tenho paciência!
 Truque:  Experimenta secar o cabelo com uma T-shirt de algodão, uma malha ou papel-toalha, em vez da toalha normal, de forma a evitares o frizz, a aumentares a definição dos fios e a não desmanchares as ondas e caracóis naturais.



 Optar por penteados simples
Os cabelos devem estar totalmente secos antes de qualquer penteado. Depois, o melhor é optares por elásticos largos e adereços sem emendas ou peças metalizadas, de forma a evitares danos ou marcas indesejadas nos fios.
 Truque:  Aproveita a tendência étnica dos lenços e dos turbantes e experimenta vários penteados diferentes com recurso ao mesmo acessório de cabelo. Esta é também uma forma original de protegeres os fios durante o verão.



Aproveitar o Day After para relaxar
No caso de ficares indecisa sobre o que fazer durante o Day After, tens várias opções - definir as curvas do teu cabelo recorrendo a uma mistura mágica de água e Leave-In que vai ressuscitar o charme dos teus caracóis ou simplificar a tua rotina capilar com recurso ao famoso "Afro Puff" - combina com qualquer estilo!
 Truque:  Em vez de elásticos, que podem quebrar os fios - experimenta usar uma meia de seda masculina ou meias de vidro femininas para fazeres o teus fantástico "Afro Puff".



Conseguir super volumão
Para dares voluma extra aos teus caracóis, opta por secar o cabelo de cabeça para baixo. Para finalizares, usa um pente garfo ou de dentes largos bem junto da raíz, dando leves "puxadinhas" para conseguires um efeito de cabelo levantado e pleno de volume.
 Truque:  Usar secador no Day After também funciona para dar volume aos caracóis e reativar o formato. 


Pintar com precauções
Já que os fios encaracolados são naturalmente ressecados, é preciso redobrar a atenção. Um dos passos obrigatórios é o teste de mecha, de forma a garantir que a coloração escolhida não irá danificar o cabelo. Uma vez pintado, o cabelo vai precisar de hidratação e nutrição intensa e regular, para evitar a perda de massa e o aspeto alisado indesejado. É recomendada a realização de um Cronograma Capilar para manteres a saúde e a nutrição dos teus caracóis! Eu estou a testar uma app destas e se resultar, depois partilho com vocês.
 Truque:  Um Cronograma Capilar é uma técnica de cuidados capilares que tem como objetivo repor os nutrientes perdidos naturalmente pelo cabelo no dia a dia ou durante os processos químicos. Baseia-se em 3 etapas diferentes: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Tem como objetivo um cabelo mais forte, macio e brilhante.


Escolher fronhas de cetim ou seda
É verdade, o algodão das fronhas comuns retira a humidade do cabelo e a fricção dos fios ao dormir resultando em caracóis desfeitos, rebeldes e com frizz. As fronhas de cetim ou seda são a melhor a opção para os cabelos ondulados, encaracolados e crespos, já que não causam frizz, não absorvem a oleosidade do cabelo com tanta facilidade e não desfazem os caracóis devido à sua superfície macia e escorregadia. Desta não sabia, tenho de experimentar!
 Truque:  Experimenta uma touca ou o truque do "Coque Abacaxi". Basta usares um lenço de seda para prender os cabelos, deixando o nó na altura da testa. Assim, os caracóis ficam protegidos da fricção com a roupa da cama.



Fazer o Ritual de Fitagem
O Ritual de Fitagem ajuda a intensificar todos os tipos de ondas e caracóis, inclusivamente durante a transição capilar. Com os cabelos ainda húmidos, aplica o teu finalizador preferido como se estivesses a pentear os fios com os dedos. Depois, separa os fios em "fitas" e amassa essas fitas de baixo para cima de forma a modelar os caracóis.
 Truque:  Ao separares cada "fita" de cabelo, estica-a com a mão várias vezes para que o produto penetre em profundidade na fibra capilar. Depois de seco o cabelo, para dares mais volume aos fios enquanto separas as "fitas", humedece os dedos com algum óleo! Também podes usar a Técnica do Dedo Liss para finalizar o look (enrolar as mechas com o dedo).





Espero que tenham gostado! Beijinhos!


2 comentários

  1. Tenho mesmo de trocar para uma fronha dessas! Acho que vai fazer muito a diferença no frizz!
    Beijinhos
    Joana
    Curly Hair and Lipsticks

    ResponderEliminar


© LOSING MA MIND. Design by FCD.