The Irishman (2019) | Review #Oscars2020

23 de janeiro de 2020


Sem Spoilers

The Irishman é um filme biográfico de crime e máfia dirigido por Martin Scorsese e com um grande elenco como Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci. A longa (é mesmo longa!!) tem duração de cerca de 3h30m e está disponível na Netflix.

"Um assassino da máfia relembra o seu amigo Jimmy Hoffa."

Baseado na história real de Frank "The Irishman" Sheeran (Robert De Niro), um ex-alto funcionário do sindicato e hitman que aprendeu a matar servindo na Itália durante a Segunda Guerra Mundial, este filme relembra a sua vida, as mortes que definiram a sua carreira na máfia e ainda as conexões com a família criminosa de Bufalino. Em especial, o papel que ele afirma ter tido no desaparecimento do seu amigo Jimmy Hoffa, ex-presidente da Irmandade Internacional de Teamsters, que desapareceu misteriosamente no final de julho de 1975.

Apesar de ser um filme de Scorsese e do hype em torno deste ter sido bastante grande, tenho que confessar que ao saber que a sua duração seria de 3h30m, a minha vontade de o assistir começou a cair. Tanto que até tive de o ver em 3 dias. Na minha humilde opinião de quem não estudou cinema, o filme (mais ou menos a partir de 1h30m) tem um ritmo lento que nem os flashbacks conseguiram acelerar e com tanto tempo de filme torna-se difícil prender o espectador ao ecrã, pelo menos no meu caso. Acredito que talvez se eu tivesse um pouco mais de background de cinema da altura de Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci iria ter uma melhor experiência ou até mesmo se estivesse mais familiarizada com a história biográfica, mas infelizmente isso não aconteceu e não me permitiu apreciar da mesma forma esta grande obra de arte que muitos dizem ser.

Ainda assim, houveram aspetos bastante positivos. O filme começa com um bom ritmo e com uma frase que me despertou logo a atenção (sobre pintar casas) até às tais 1h30m. A representação de De Niro também é de se destacar e os efeitos visuais utilizados para rejuvenescer os atores ficaram perfeitos. É sem dúvida um filme que requer um pouco mais de conhecimento da história real para ser totalmente aproveitado.

Pontuação: 6,7/10





Enviar um comentário


© LOSING MA MIND. Design by FCD.