Cuidados a ter com um Porquinho-da-Índia

22 de março de 2018


Olá a todos! Como já disse aqui no blog, tenho uma porquinha-da-índia chamada Snow e a Beatriz Cabral do blog Breeze of Beauty desafiou-me a fazer um post sobre como é ter um animal destes e quais os cuidados que devemos ter. Eu já tenho a minha há mais de um mês e já pesquisei bastante, por isso acho que vos posso ajudar com algumas coisas!


Então, os porquinhos-da-índia são animais roedores que não gostam de estar sozinhos podendo mesmo ganhar uma depressão e morrer, por isso o aconselhável é ter logo dois ou então dar bastante atenção ao porquinho, que é o que eu tenho feito. Se escolherem ter dois ou mais, devem escolher todos do mesmo sexo, porque eles tendem a ter reprodução exagerada, o que não é lá muito bom para a fêmea.
Eles são animais que podem ser treinados, gostam bastante de miminhos e de brincar e estão imenso tempo no nosso colo a aquecerem-nos as mãos!


 Os essenciais para o seu alojamento são: 
- Bebedouro com água fresca
- Comedouro com ração, vegetais ou fruta
- Feno sempre à disposição (na imagem não se vê, mas está ao lado da toca)
- Toca para ele/a se sentir protegido
- Pedra de sisal para os dentes não crescerem demasiado
- Pellets para absorver as necessidades do porquinho

Os porquinhos-da-índia são animais herbívoros, logo o recomendado é dar vegetais e fruta como tomate, maçã, couve... mas não em excesso visto que podem ficar com "gases". Eles são animais com dificuldade em reproduzir vitamina C, por isso esse é um dos cuidados na escolha da ração.
O feno deve estar sempre disponível na gaiola, mas o melhor é colocar em pequenas quantidades e ir repondo para este não secar.


Esta espécie cresce entre 20-25cm, logo deixar o porquinho o tempo todo na gaiola não é o recomendado. Eu comprei esta espécie de grade para que ela possa correr à vontade (visto que têm tendência para a obesidade) e sem me preocupar de ela fugir. Por norma meto um cobertor por baixo da grade e deixo-a dentro de casa porque eles sentem muito frio nas patinhas e podem ganhar pneumonia.

Quanto à parte do treino, a minha ainda é um pouco "rebelde" mas já tem confiança comigo e ronrona quando recebe miminhos! Nos inícios dêem fruta como guloseima para que se habitue a vocês e para que a possam ensinar coisas.


Acho que consegui mostrar-vos o essencial do que é ter um porquinho-da-índia, mas se tiverem alguma dúvida podem deixar nos comentários que eu respondo ou até mesmo posso fazer outro post mais detalhado!
 Espero que tenham gostado! Beijinhos!



9 comentários

  1. Não sou nada fã, mas a tua ate tem uns olhinhos fofos 😍

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada linda por teres feito o post ❤ A Snow é mesmo linda ♡ Estou mesmo tentada em adotar uma fofura dessas e com o teu post ainda fiquei com mais vontade !

    https://nouw.com/breezeofbeauty

    ResponderEliminar
  3. tem um porquinho da índia vai fazer 3 anos, no fundo já tenho a mais tempo, mas a mãe morreu e agora tenho só o dentinho :) foi o meu primeiro animal de estimação! são muito fofos
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  4. Ai meu deus que fofura!!! :D Que querido!! Acho super importante este artigo, porque já conheci pessoas que tiveram porquinhos da índia e... não sabiam tratá-los correctamente, pelo menos a mim metia-me impressão as condições em que deixavam os animaizinhos! Felizmente... desistiram de ter mais desde então! :)
    Beijinho*
    http://www.fine-alchemy.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. ai são tão lindos! eu adoro porquinhos da índia e sempre quis ter um mas depois fui pesquisar sobre os cuidados com eles e percebi que era demais para o meu tempo por isso optei por não comprar nenhum :/
    beijinhos https://ratsonthemoon.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Que saudades!! Também já tive uns porquinhos da índia e eram tão queridos! É tudo verdade, o que dizes, eles reproduzem bastante!! O ultimo morreu pela solidão, foi tão triste!!

    Beijinhos!!
    Black Rainbow / Instagram

    ResponderEliminar
  7. Nunca tive nenhuma, mas fiquei deliciada com este post princesa! Que ternuraaa o Snow!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Ganha 3 batons lindíssimos da Nyx!

    ResponderEliminar
  8. a minha melhor amiga teve porquinhos da india e eu achei tão fofinho , são tão amorosos e a tua pequenina que amorosa.
    acho que foi um excelente post bem informativo e que me deixou até vontade de ter o meu porquinho da india ihih ♡ O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
  9. Oh meu deus, que fofo :)
    http://voltaemeiaa.blogspot.pt

    ResponderEliminar


© LOSING MA MIND. Design by FCD.