DICAS PARA ESTUDAR PARA OS EXAMES

12 de janeiro de 2017

Olá meninas! A época de exames é sem dúvida a época mais stressante e ocupada para qualquer aluno e muitas vezes não sabemos organizar o nosso tempo de maneira a termos bons resultados nos exames. Como para muitos, os exames estão aí à porta, decidi trazer-vos um post com as dicas que utilizo para estudar e que se adequam mais a mim.


Antes de começarmos a estudar para os exames, precisamos de saber que exames vamos ter, quando e a que horas, como tal, eu imprimo uma agenda do mês/meses em que tenho exames e aponto já todos os exames e a que horas são afixando-a na parede mesmo em frente à secretária. Desta maneira consigo organizar muito melhor o meu estudo estudando primeiro para as disciplinas que são mais cedo ou as mais difíceis.



Esta dica para mim é muito importante porque se não estiver confortável não me consigo concentrar. O que eu faço é vestir o meu pijama, amarro o cabelo e vou para a secretária com a minha manta ou então simplesmente estudo na cama. Sei que para muita gente, demasiado conforto possa ser sinónimo de sono, mas para mim é quando me sinto mais produtiva!



Muitas vezes quando estou a estudar mas não tenho vontade nenhuma, ou quando já estou a estudar a algum tempo e não me sinto produtiva, o que faço é ouvir música. Quando meto música parece que "acordo" e dá-me logo outra energia para estudar ficando assim mais concentrada.



Não é nada aconselhável estudar horas e horas seguidas pois cansas imenso o teu cérebro e não és nada produtiva, como tal a solução é estudarmos cerca de 30-45min e fazermos uma pausa de 5-10min para descansarmos, irmos às redes sociais ou até comer e voltarmos outra vez a estudar.



Esta já é muito antiga e toda a gente sabe mas não custa relembrar! A cafeína mantém-nos mais acordados e com mais energia. Normalmente só tomo uma caneca de café por dia (quando estudo) porque a cafeína em excesso causa insónias, dores de cabeça e ansiedade... coisas que não necessitamos na época de exames!



O método de estudo que resulta melhor comigo é sem dúvida escrever! O que faço é escrever resumos de toda a matéria que dei (antecipadamente porque se deixo tudo para a época de exames estou lixada!) e vou lendo até decorar tudo (ou até chegar ao teste!). Também uso sublinhadores para destacar as palavras-chave do meu resumo porque ajuda imenso na "memória fotográfica".



Outra dica que também ajuda bastante para quem se distrai demasiado com as redes socias é bloquearem o acesso a essas mesmas. Uma das maneiras para o conseguirem é fazerem o download da aplicação Self Control que nos permite bloquear os sites que quisermos durante o tempo que quisermos. Podem fazer o download para o windows aqui e para o mac aqui.



Espero vos ter ajudado e boa sorte para os vossos exames. Beijinhos!



32 comentários

  1. Deu muito jeito!! Obrigada, gostei do post :)

    http://racinggirl-inthefashionworld.blogspot.com/
    Beijinhos,
    Kika Martins*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem querida e boa sorte para os exames :D
      Beijinhos <3

      Eliminar
  2. Boas dicas! Quando andava a estudar usava algumas delas... A última eu desconhecia totalmente! :)

    Beijinhos | http://anetadaluisa.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  3. Eu já acabei o 12º ano, mas enquanto fiz o meu curso, eram todas essas dicas que eu utilizava para conseguir-me organizar nos estudos e conseguir melhores notas, e olha que resultava!
    Adorei o post mais uma vez.
    Beijinhos <3
    https://ablondiehere.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Excelentes dicas!!

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adorei estas dicas, eu já não estudo mas são dicas que usavam!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  6. Já não estudo mas adorei as tuas dicas.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Adoro as dicas e vou usar, principalmente a tal aplicação que consegue bloquear outras aplicações, acho que vai salvar-me a vida! Quando tento estudar estou sempre a me distrair com tudo e nada, é incrível. Acabo por não estudar e perder tempo... mas vou implementar estes teus conselhos na minha rotina de estudo a ver se me ajuda!

    Beijinhos <3

    http://un-faux-pas.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos duas, mas não sei se conseguia :D
      Beijinhos <3

      Eliminar
  8. Para mim, ter um horário é mesmo essencial, assim como escrever a cores. Sou uma pessoa de "memória gráfica", pelo que as cores resultam super bem.
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também fazia isso! Agora como estudo pelo pc, já não dá :D
      Beijinhos <3

      Eliminar
  9. Eu conhecia a aplicação, mas devo confessar que não a uso, visto que troquei recentemente de telemóvel e ainda não a instalei...
    Quanto aos horários, essa é a única coisa que posso dizer que nunca fiz e mesmo que fizesse não sei se conseguia cumprir.

    www.princesadescalca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho das dicas mais difíceis :D
      Beijinhos <3

      Eliminar
  10. Já lá vai alguns anos que terminei os meus estudos de faculdade, mas seguir um sistema muito parecido com este...ahh que saudades ;)

    Beijinhos!
    Stephanie's Daily Beauty

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que um dia também vai ser assim comigo, por isso muitas vezes nem me queixo de estudar :D
      Beijinhos <3

      www.losingmamind.blogspot.pt

      Eliminar
  11. Nesta altura do ano, este post é super super super útil
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  12. Ótimas dicas! Eu prefiro ir estudar para sítios sossegados com os meus amigos e prefiro estudar à noite :)

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não, distrio-me muito! Só mesmo no meu cantinho sozinha a ouvir música :D
      Beijinhos <3

      Eliminar
  13. Adorei as dicas! E o legal é que não serve só para exames!
    http://dicasdaadna.blogspot.com.br/
    Adorei o blog, estou seguindo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato :D Obrigada querida, sê bem-vinda ao blog :)
      Beijinhos <3

      Eliminar
  14. Estes posts são sempre úteis, partilhar o que resulta connosco e que pode ajudar os outros :)

    Blog The Glitter Door

    ResponderEliminar
  15. Que app brutal! Sem dúvida útil, a distracção é sempre o pior inimigo haha.
    Beijinhos, The Fancy Cats | KAWAII BOX Giveaway

    ResponderEliminar
  16. Ótimas dicas ;)

    http://ondeeufor.blogspot.com.br/
    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar

© LOSING MA MIND. Design by FCD.